quinta-feira, 8 de março de 2018

Pais fracassados e grandes avôs maternos. Os genes que pulam uma geração.



Secretariat.

O grande exemplo sobre o tema em questão chama-se Secretariat, um excepcional corredor, fracassado na reprodução e notável avô materno.

Secretariat foi retirado para reprodução na Claiborne Farm aos 3 anos de idade (1973), em sua vida reprodutiva, 15 temporadas de monta, gerou 663 produtos registrados. A principal crítica a Secretariat foi a sua não capacidade em produzir um grande ganhador e/ou um grande semental, ou seja, Secretariat foi um fracasso como pai de machos, mesmo tendo a sua disposição as melhores éguas e/ou de melhores linhagens em seu tempo nos EUA, mas, suas filhas foram prestigiadas na reprodução. O resultado que se viu foi o surgimento de um espetacular avô materno; essas filhas produziram 24 vencedores de grupo 1. São seus netos AP Indy, Storm Cat, Gone West, Chief’s Crown, Dehere, Secreto, Istabraq, Volksraad (garanhão líder na Nova Zelândia), etc. E esses netos, por sua vez, vieram a se transformar, em sua grande maioria, em importantes reprodutores.

De fato, um dos maiores mistérios na criação do PSI, é a razão pela qual excepcionais corredores são incapazes de transmitir suas qualidades a seus filhos, embora brilhem em linha feminina. Animais, esses, que Franco Varola intitulava como “Os grandes geradores de talento feminino.”

Não cabe aqui, maior aprofundamento em genética, mas uma informação básica deve ser tratada “en passant”, para que seja possível prosseguir:

- Os machos mamíferos diferenciam-se das fêmeas por portarem um cromossomo X e outro Y (diferentemente do X, o Y apresenta poucos genes e determina poucas características), as fêmeas possuem apenas cromossomo X. Os cromossomos X e Y apresentam poucas regiões homólogas, o que faz com que certas características sejam completamente influenciadas pelo sexo. Um macho ao transmitir o seu cromossomo X às suas filhas, estará transmitindo um cromossomo necessariamente herdado de sua mãe. -




Em 2013, geneticistas da Universidade de Medicina Veterinária de Cornwell tornaram público estudo que descobriu os chamados “imprinted genes” – genes impressores – nos quais apenas a cópia hereditária materna ou paterna de um gene é ativa em qualquer célula. Também foi descoberto que, o gene X advindo do pai é determinante no desenvolvimento placentário e daí, a hipótese que está sendo considerada é a de que filhos de certos indivíduos em razão de interações materno fetais, para minimizar o conflito genético entre um feto masculino e sua mãe, poderiam ter seus genes impressores inativados durante a sua gestação. E, consequentemente, explicaria o fenômeno de alguns excelentes corredores não responderem a contento na reprodução, principalmente como pais de machos, mas se destacarem como magníficos avôs maternos. 


*** Para maiores detalhes sobre o estudo levado a termo na Universidade de Cornwell:

Paternally expressed genes predominate in the placenta

*** Estudo ao qual se soma o trabalho de pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo:

Desenvolvimento placentário e interações materno fetais na espécie equina

http://www.fmv.ulisboa.pt/spcv/PDF/pdf6_2015/1-5.pdf


Tal teoria, também, pode ser a explicação do motivo pelo qual os filhos de um garanhão bom pai de mães tornam-se, muitas vezes, muito bons pais de mães. Pertencer a um linha masculina boa produtora de ventres é para uma égua matriz de capital importância, como as melhores mães européias assim estatísticamente o demonstram. 


Pivotal, por exemplo, é hoje um óbvio melhorador de mães, mostrando-se destacado avô materno, podemos citar algumas outras linhagens masculinas férteis na produção de "talento feminino":

A – Danehill / Danehill Dancer e Dansili,
B -  Sadler’s Wells / Galileo / Singspiel / Montjeu e Barathea,
C-  Darshann / Mark of Esteem,
D – Kingmambo / King’s Best e Dubai Destination,
E – Storm Cat / Mountain Cat e Giant’s Causeway,
F – Gone West e seu neto Xaar,
G – Monsun,
H - Drone.

Na foto Darshaan, por Shirley Heights em Delsy por Abdos, suas filhas produziram mais de 200 ganhadores de provas de grupo, sendo 40 em grupo 1.




É de nosso entendimento, baseado no exemplo de Secretariat e estudos acima, que um turfe que vive em eterno estado embrionário como o nosso, não pode e nem deve desprezar para avô materno, nomes de grandes corredores internacionais que aqui adentraram para reprodução e fracassaram nesse míster, mesmo considerando que esses mesmos garanhões também tenham falhado em outros centros. 

Tomemos o grandíssimo corredor Sinndar como referência, um garanhão apenas regular e versátil, quase similar a Secretariat, tendo como principais filhos Rosanara, Prix Marcel Boussac, G1; Sharet, Shawanda e Youmzain, esse já se iniciando com sucesso na reprodução, sendo pai de Sea Calisi, G1; Royal Youmzain, G2; Bebe Cherie, G3; Electre De Laroque, 2nd G3; Gaston, 2nd G3, etc.



Sinndar.


Evidentemente, que em um ambiente extremamente competitivo e seleto como o turfe europeu, no qual grandes exemplares se apresentam em ininterruptas vagas nas sucessivas gerações, não cabe, para a imensa maioria das filhas de Sinndar, ou de qualquer outro reprodutor pouco aprovado como pai, chances na reprodução, da forma como nos EUA foram dadas para as filhas de Secretariat. A cultura européia no turfe é incomparavelmente mais exigente que a norte-americana, portanto, o perdão para um garanhão fracassado é mais dificil de ser obtido. 

Mas, com pouquíssimas filhas na reprodução Sinndar já se apresenta como avô materno de real interesse, destacam-se seus netos: Flotilla (2 anos: Breeders' Cup Juvenile Fillies Turf, EUA, G1; 3 anos: Poule D'Essai Des Pouliches, Fr, G1; 4 anos: 2nd Balanchine Stakes, UAE, G2; 3rd Godolphin Mile, UAE, G2) / Trading Leather (2 anos: Autumm S, Eng, G3; 3 anos: Irish Derby, Ire, G1; Silver S, Ire, L; 2snd King George VI and Queen Elizabeth S, Eng, G1; International S, Eng, G1; Dante S, Eng, G2; 3rd Irish 2000 Guineas, Ire, G1; 4 anos: 2nd Eclipse S, Eng, G1; 3rd Irish Champion S, Ire, G1; Jockey Club S, Eng, G2) / Encke (3 anos: St Leger S, Eng, G1, 2sd Gordon S, Eng, G3, 3rd Great Voltigeur S, Eng, G2; 5 anos: 2nd Glorious S, Eng, G3, 3rd Irish St. Leger, Ire, G1, Cumberland Lodge S, Eng G3) / Genius Beast (3 anos: Classic Trial S, Eng, G3, 3rd Prix Hocquart, Fr, G2).









Por qual razão as filhas de Sinndar não servem para a reprodução no Brasil?

"SOMENTE OLHANDO PARA TRÁS É POSSÍVEL VISLUMBRAR O FUTURO". Winston Churchill